Editacast | Como o podcast corporativo pode melhorar a cultura da minha equipe? - Editacast
Compartilhe:
FacebookLinkedInCopy Link

Ao que tudo indica, após décadas consumindo conteúdo visual, aos poucos estamos ficando saturados e transicionando para o formato de áudio. Já é tendência ouvir histórias ao invés de assisti-la ou lê-la.

Por esse motivo, há alguns anos, o podcast é um formato de mídia que vem crescendo consideravelmente e tudo demonstra que esse crescimento se perdurará por um tempo,

Podcast é entretenimento, porém, é uma ferramenta muito útil para as empresas alcançarem um público mais amplo e melhorar a sua presença online. Além disso, os podcasts também podem apoiar as empresas internamente, para trazer uma comunicação mais aberta e direta com os seus colaboradores, reforçando as informações com clareza e melhorando a cultura da sua equipe.

Muitas empresas já usam dessa tendência para melhoria da cultura da equipe, e você, quer potencializar sua cultura com essa ação? Saiba mais aqui com a Editacast!

 

O podcast corporativo é para meus clientes ou para minha equipe interna?

A resposta é mais simples do que você imagina = É para ambos!

Podcasts corporativos podem ser sobre sua empresa e as pessoas que estão por trás dela. Pode focar em apresentar o seu negócio a um público, traduzindo a atmosfera e a cultura corporativa da sua organização. Além disso, dependendo de qual público você deseja atingir.

Os podcasts corporativos também podem ser para fins internos, o que significa que você grava episódios apenas para os funcionários da empresa. Nesse caso, você terá um porta-voz designado permanentemente (geralmente o CEO da empresa ou outra pessoa da alta administração). A equipe de produção de áudio e os canais de distribuição, neste caso, são plataformas de comunicação interna .

 

Como criar um podcast corporativo? 

O ponto principal dos podcasts corporativos é que os temas escolhidos devem estar diretamente relacionados à empresa que o criou. Por isso, os podcasts corporativos são criados para as seguintes funções::

  • Contextualizar um anúncio corporativo;
  • Divulgar para a equipe interno algum evento corporativo;
  • Compartilhar experiências entre funcionários que podem aumentar a produtividade;
  • Incorporar uma etapa de um treinamento dentro de uma trilha de aprendizagem;
  • incentivar o compartilhamento de histórias pessoais de funcionários para fazer melhores conexões pessoais
  • fornecer atualizações sobre a conclusão dos objetivos estratégicos da empresa
  • Integração / Onboarding para os novos colaboradores

 

Portanto, ao planejar o roteiro do seu podcast, seja detalhista para que ele esteja alinhado com a cultura corporativa da organização. Pode haver a necessidade de discutir os tópicos e o estilo de comunicação do podcast corporativo com a equipe de RH, Desenvolvimento Humano, Gente e Gestão, Comercial, Marketing ou outros departamentos relevantes, fique atento para que o roteiro esteja alinhado!

 

Por onde começar o podcast corporativo para a minha empresa?

Existem muitos formatos de podcast corporativos. Não importa qual deles você escolha para sua empresa, podemos ajudá-lo com a produção de audio ou videocast.

 

Podcast individual

O palestrante principal do podcast corporativo individual pode ser um dos membros da empresa, um especialista ou até mesmo um host entusiasmado que esteja disposto a mergulhar no campo de sua empresa. Por meio desse formato, você pode trabalhar na marca pessoal do líder da empresa relacionado ao seu produto ou serviço nos monólogos liderados por seu anfitrião especialista do setor.

É uma das formas mais acessíveis, pois depende apenas de uma pessoa, exigindo menos recursos. 

 

Debates

Este tipo de podcast é adequado para discutir temas específicos relevantes para sua empresa. É melhor que essas discussões sejam conduzidas por um especialista. Por exemplo, o gerente de marketing pode apresentar um dos episódios e discutir a estratégia geral de marketing e a marca de toda a empresa. Podcasts também podem ser úteis para educar a maior parte de seus funcionários quando você integra assuntos de negócios essenciais, que eles precisarão saber e lembrar diariamente.

 

Podcasts de entrevistas

Você acha que as entrevistas estão ficando desatualizadas? 

Saiba que não! Uma conversa convincente entre um bom anfitrião e um convidado interessante sempre atrairá o público.

Para a atmosfera corporativa, você pode considerar entrevistar os gerentes dos projetos do mês atual para motivar seus funcionários e incentivá-los a compartilhar suas experiências. Você também pode convidar pessoas de fora da sua empresa, que podem trazer uma nova perspectiva aos seus podcasts.

 

Podcasts informativos

Sempre há muitas novidades chegando na sua empresa: as mudanças acontecem dentro da empresa ou em seu setor de mercado. Os colaboradores vão adorar estar atualizados com tudo o que acontece na comunidade, então você pode considerar distribuir as notícias frescas para o pessoal da empresa de tempos em tempos.

Se você não tiver tempo, recursos ou um funcionário para realizar o seu podcast corporativo, conte com a Edicast, temos uma equipe dedicada para elaboração do roteiro até a gravação e divulgação interna dos episódios! Com tantas soluções e ferramentas, não há motivo para não iniciar seu podcast corporativo agora!