Editacast | Saiba como fidelizar os ouvintes do seu podcast - Editacast
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Com o crescimento dos podcasts, há uma maior variedade de programas, aumentando a concorrência. Por isso, tornou-se fundamental implantar estratégias para conquistar e fidelizar os ouvintes.

 

Separamos a seguir 4 dicas que podem te ajudar nessa questão. 

 

Confira 4 dicas para fidelizar os ouvintes do seu podcast

 

1) Mantenha uma periodicidade: essa é uma das dicas mais importantes para que seu podcast tenha um público fiel. As pessoas não gostam de acompanhar programas que não têm data específica para serem transmitidos. 

 

Uma pesquisa realizada pela ABPOD (Associação Brasileira de Podcasters), revela que 80% das pessoas preferem acompanhar programas semanais, indicando como a frequência determina o sucesso dos podcasts.

 

Por isso, é fundamental que você programe uma periodicidade, respeite essas datas e deixe sua audiência ciente disso. Caso seja melhor para você e sua equipe, grave vários programas em um único fim de semana, para garantir vários episódios naquele mês e já deixá-los programados. Se isso não ocorrer, as chances do seu público parar de te acompanhar são grandes. O importante é que você comece com uma rotina de gravações que seja possível e, conforme a experiência e adaptação, você pode aumentar a frequência. 

 

Você pode, ainda, fazer “ganchos” ao fim de cada episódio, ou seja, falar brevemente sobre o que será tratado no próximo programa e chamar seus ouvintes para acompanhar no próximo dia do lançamento do episódio. Isso vai despertar a curiosidade do público e incentivá-los a acompanhar o próximo programa. 

 

2) Marque presença em outras mídias: faça um planejamento multimídia e esteja presente também nas redes sociais. Faça posts regulares sobre os assuntos relacionados ao seu podcast. Você pode também fazer publicações antes da veiculação dos episódios, abordando o que o próximo programa vai tratar e chamar o público para ouvir, despertando a atenção e curiosidade dos ouvintes, aumentando as chances deles acompanharem seu podcast.

Você pode também desenvolver conteúdos que complementam os episódios, por exemplo, se o programa mencionar filmes, você pode colocar imagens das cenas dessas produções, para que o público que ouviu o podcast também se interesse no material compartilhado em suas redes sociais. Isso vai deixar o público mais envolvido.

 

3) Desenvolva conteúdos exclusivos: se o seu programa já conta com um grande número de ouvintes, é interessante que você crie conteúdos exclusivos para eles e consiga monetizar seu podcast, por meio de uma assinatura mensal, que vai permitir acesso a esses conteúdos.

 

Esses conteúdos exclusivos podem ser episódios extras, que não foram publicados ou até mesmo boletins de notícias, relacionado à temática do seu podcast. Pode ser também algo sobre os bastidores de gravação, para criar mais proximidade com seu público. Você pode, ainda, oferecer brindes aos assinantes. 

 

4) Ofereça brindes e sorteios de presentes atrativos: oferecer brindes e fazer sorteios são ótimas formas de conquistar sua audiência. Esses itens precisam condizer com a proposta do seu podcast. Você pode, inclusive, desenvolver presentes personalizados, para ajudar a reforçar sua marca.

Você deve pensar em brindes que podem ser úteis ou que podem ser decorativos para os seus ouvintes, garantindo que eles sejam usados e, sempre que forem utilizados, seu público lembrará do seu podcast. 

 

Se o seu programa abordar jogos, por exemplo, você pode personalizar mousepads com a logo do seu podcast. Se o seu programa for da área de marketing, você pode estampar o logo do seu podcast em uma camisa e assim por diante. 

 

5) Preste atenção na qualidade técnica do podcast: não adianta somente o conteúdo ser bom, é preciso que o seu podcast tenha uma qualidade técnica. As pessoas não querem ouvir ruídos, vozes vazadas, uma edição ruim, entre outros. Garantir que o seu programa seja bom em todos os aspectos também ajuda a fidelizar a audiência. 

 

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