Editacast | Vantagens da Universidade Corporativa para empresas - Editacast
Compartilhe:
FacebookLinkedInCopy Link

A educação corporativa ligada ao treinamento empresarial é a solução adotada pelas empresas para capacitar seus funcionários. Atualmente, um número cada vez maior de organizações toma a iniciativa no que diz respeito à qualificação dos seus profissionais, recorrendo a cursos online para tornar este processo mais simples e certeiro.

 

Educação corporativa na prática

Refletindo uma geração mais conectada e confortável com o ambiente virtual , os empreendedores estão percebendo que usar a internet para realizar educação corporativa é a melhor opção para todos.

Além de representar uma economia significativa em infraestrutura, os próprios colaboradores preferem fugir dos métodos convencionais de treinamento, optando por utilizar a tecnologia e a flexibilidade que ela oferece. Por esse motivo, vem surgindo em diversas empresas a implantação da Universidade corporativa.

Um dos fatores que acelerou o crescimento da educação corporativa online, foi a pandemia de Covid-19, que serviu como um “ponto de virada” para muitas empresas, pois acelerou a tendência de migração da sala de aula para ambientes virtuais de aprendizagem.

 

Universidade Corporativa, o que é?

Após o conceito de educação corporativa popularizado no mundo dos negócios, um novo assunto vem ganhando destaque dentro das empresas: a chamada Universidade Corporativa .

Muitos empresários e profissionais de Recursos Humanos já perceberam que para alcançar melhores resultados é necessário gerar maior engajamento por parte dos colaboradores em relação aos objetivos da empresa.

Com esse objetivo, a educação corporativa é um valioso recurso para a valorização dos profissionais e de seu capital intelectual. De forma simplificada, a universidade corporativa é um conjunto de ferramentas e metodologias que visam desenvolver o conhecimento técnico e as habilidades dos profissionais.

Seu objetivo é fornecer todos os recursos necessários para que os colaboradores se tornem mais qualificados para o exercício de suas atividades e se preparem para as demandas do mercado.Para isso, a Universidade Corporativa é um ambiente online que hospeda cursos, treinamentos, materiais ricos e conteúdos especializados.

 

Vantagens da Universidade Corporativa na educação empresarial

A Universidade Corporativa surgiu como uma forma de contribuir para a formação e retenção dos profissionais , onde eles se desenvolvem, são educados e valorizados para isso. O colaborador pode desenvolver novas competências e habilidades, e usar essa ferramenta de educação corporativa pode ajudar a disseminar a cultura corporativa. 

A ideia é fazer com que toda a equipe incorpore conceitos como missão, visão, valores e objetivos corporativos. Se ainda há dúvidas sobre a utilidade e os benefícios de uma Universidade Corporativa para o seu negócio, confira as vantagens listadas abaixo:

 

  • Treinamento focado: A Universidade Corporativa organiza o conteúdo e centraliza as soluções de aprendizagem de acordo com as necessidades identificadas pela empresa;
  • Desenvolvimento intelectual: Mais do que um treinamento no âmbito operacional, seu ensino estimula o desenvolvimento do intelecto, o que resulta em uma equipe mais preparada para solucionar problemas e buscar novas soluções;
  • Ensino flexível: Permite que os colaboradores tenham controle sobre seu tempo e ritmo de aprendizado, também o acesso ao curso de qualquer lugar por meio de computadores e dispositivos móveis.

 

Como criar uma universidade corporativa?

Com a devida assistência, qualquer empresa pode encontrar soluções estratégicas de gestão , procedimentos e produção para a criação de uma Universidade Corporativa.

Os empreendedores devem ter em mente que a constituição de uma UC pode produzir uma série de resultados positivos se o processo for realizado com boa organização. Para isso, é importante, antes de tudo, identificar os problemas da sua empresa, estruturando com clareza quais estratégias devem ser utilizadas para solucionar tais dificuldades.

Uma das diferenças entre uma Universidade Corporativa e um treinamento tradicional é justamente a amplitude do público que atendem. Em uma UC, o público-alvo costuma atingir uma determinada cadeia de valor, desde fornecedores e colaboradores internos até, em alguns casos, consumidores externos. O essencial é definir as necessidades do negócio em relação ao conhecimento voltado para esses públicos.

Selecione parceiros de aprendizagem, podem ser grupos de consultores, instituições de ensino superior, fornecedores-chave da própria empresa e outras escolas. O segredo,  é buscar complementaridade de conhecimento e prestígio, além de maiores possibilidades de inovação, fomentadas pelo intercâmbio com outras mentalidades.

Compartilhe sempre informações, valores, resultados e tudo mais que envolva a UC. Isso é importante porque gera envolvimento dos colaboradores da empresa, aumentando o interesse e a abertura para tais programas.

Com mais de 60 mil pessoas impactadas, a Editacast é a parceira ideal para ajudar você na produção de vídeos ou podcasts para integrar as trilhas de aprendizagem da sua Universidade Corporativa.

Contamos com uma equipe de profissionais focados no melhor resultado dos nossos clientes!

Para saber mais, acesse nosso site e entenda porque somos a solução certa para a sua Universidade Corporativa!